quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Plano de aula

Atividade do curso-Cópia de um arquivo do portfólio para o blog
Plano de aula
Áreas de conhecimento: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade e Identidade e Autonomia.
Objetivos: Desenvolver hábitos de leitura e práticas sociais conscientes.
Faixa etária: 3 anos
Recurso: Leitura de texto informativo “ Notícia de jornal” e quatro caixas de papelão.
Desenvolvimento: Na roda de conversa, fazer a leitura da notícia de jornal “Reciclar o Lixo e proteger o ambiente”
Quanto mais desenvolvido é um povo, menos lixo ele produz. Por isso, cuidar do lixo de cada dia acaba virando uma obrigação de cidadão consciente e são crianças e jovens que ensinam isto, fazendo com que todos cuidem mais do meio ambiente. A ordem agora é reduzir, reutilizar, reciclar.
Nos meses de julho, agosto e setembro, a média de lixo recolhido por dia nas ruas de Belo horizonte foi de 4.200 toneladas. É muita coisa para uma cidade só e, se nos lembrarmos que cada tonelada significa mil quilos, este número nos parece ainda maior. O problema parece se agravar quando perguntamos onde todo este lixo é colocado.
Uma parte dele fica depositada nos aterros sanitários da cidade. Lá, o lixo é tratado, evitando a poluição do ambiente e promovendo o reaproveitamento da maior parte possível de resíduos sólidos descartados pela população.
Os restos de feiras e mercados se transformam em compostagem e viram fertilizantes, que são usados nos jardins públicos, nas praças e parques da capital mineira.
Os materiais recicláveis – papéis, plásticos, latas e vidros - são depositados nos locais de entrega voluntária (LEVs) e enviados para usinas de reciclagem. (Gurilândia)
Depois da leitura, deixar cada aluno falar um pouco sobre o assunto. Ainda na roda, encapar as caixas de papelão nas cores utilizadas para coleta de materiais recicláveis. Explicar e propor as crianças para fazer o trabalho de coleta seletiva na escola.
Avaliação: Será feita a observação diária, para notar se houve mudança atitudinal: se as crianças estão praticando ações que ajudam a resolver o problema do lixo no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário